PREVENÇÃO AO CONSUMO DE DROGAS
Os estudos apontam que 14% dos jovens entre 13 e 17 anos já experimentaram algum tipo de droga, como maconha, cocaína e principalmente bebidas alcoólicas.
Mesmo a lei proibindo a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a exposição dessa droga cresce ano após ano e isso preocupa sociedade além de despertar a curiosidade de drogas mais potentes.
É importante destacar que o uso de drogas pode ser um dos primeiros passos para cometimento de crimes, além de ser quase um caminho sem volta.
O STF (Supremo Tribunal Federal) está lutando para descriminalizar o porte de drogas para consumo próprio, isso na contramão da opinião da sociedade que vem respondendo a diversas pesquisas no sentido de que não gostariam que o consumo de drogas fosse liberado principalmente entre os jovens.
Sem dúvidas isso aumentaria o consumo de drogas levando nossos jovens a destruir a própria vida, além de promover o sofrimento da família.
Prevenção:
1- DIÁLOGO E INTERAÇÕES:
- É muito importante que a família converse abertamente com seus membros a respeito da nocividade do consumo de drogas e busque meios para prevenir de forma que o primeiro passo é sempre dizer não.
- Tire os jovens da curiosidade, mantenha-os distantes das drogas e procure influir na escolha de suas companhias de forma que não fiquem próximos de pessoas que tem tendência ou já são usuários de drogas.
2- PROXIMIDADE E ATENÇÃO:
- Sempre tenha um bom suporte na família, um bom diálogo e grupos de apoio. Estar próximo de seus filhos, dá a eles um exemplo para que não procurem uso de drogas como válvula de escape.
3- OCUPAÇÕES:
- A prática de esportes, modalidades culturais, como artes, música e religião ajudam a juventude a manter-se ocupada. Estar sempre ocioso ou desocupado é um caminho para curiosidade. Procure ter na família o carinho, respeito, diálogo e o caminhar junto com seus filhos, esclarecendo sobre as consequências do uso de drogas.